sábado, 19 de maio de 2012

Seminários - Tema 8 - Clonagem e transgênicos



Tema 8: Transgênicos e Clonagem

1. Transgênicos

O que são transgênicos e OGMs (diferenças)
Os transgênicos são produzidos por meio da engenharia genética, isto é, os criadores fizeram sementes que podem resistir aos próprios agrotóxicos de agricultores.
·      Transgênico é um organismo que possui uma sequência de DNA, ou parte do RNA de outro organismo, pode até ser de uma espécie diferente.
·      Um OGM é um organismo que foi modificado geneticamente, mas que não recebeu nenhuma região de outro organismo, de modo a favorecer características desejadas pelo homem.
·      Também há os transgênicos alterados naturalmente por bactérias

Exemplos de transgênicos – tipos (inseticidas, herbicidas, mais vitaminas)
Alguns alimentos e plantas são desenvolvidos com:
         Inseticidas (combate os insetos)
         Herbicidas (pesticida)
         Com mais nutrientes

Exemplos:
Arroz dourado
Milhares de pessoas no mundo sofrem de desnutrição. Para ‘curar’ essa deficiência foi criado o arroz dourado enriquecido com beta-caroteno e ferro, desenvolvido por pesquisadores suíços e alemães.
Mamão transgênico brasileiro
Possui o mesmo gosto e aparência do mamão normal, porém tem dois genes a mais. Um desses genes torna a fruta mais resistente ao vírus da mancha anular ou mosaico, que normalmente ocasiona grandes prejuízos nas plantações. Foi desenvolvido pela Embrapa.

Questões éticas quanto à dependência tecnológica
¢ O que é Ética? Ética é a investigação geral sobre aquilo que é bom. A Ética tem por objetivo facilitar a realização das pessoas. A Ética se ocupa e pretende a perfeição do ser humano.
¢ As sementes transgênicas, diferentemente das sementes tradicionais, nunca são geradas pela própria planta e, portanto, têm que ser adquiridas a cada novo plantio, teme-se que algumas empresas assumam o controle da produção das sementes transgênicas e isso resulte no controle do mercado mundial de alimentos, apesar da vasta produção de produtos orgânicos.
¢ Talvez o mundo não esteja ainda totalmente preparado para os grandes avanços da era da moderna biotecnologia ou tecnologia do DNA recombinante. A chegada da genética como a nova matéria prima da economia, provavelmente irá causar grandes modificações na história da humanidade.
  
Uso abusivo de pesticidas e herbicidas
O controle de pragas é feito com pesticidas e herbicidas. Os pesticidas eliminam os insetos e os herbicidas eliminam as ervas daninha. Com relação ao ambiente, além de muitos desses produtos se acumularem, muitas vezes não atingem somente o local desejado, espalhando-se em outros ambientes contaminando fontes de águas e outros biomas.
Com relação à saúde, a exposição a resíduos de pesticidas pode provocar alergias e até mesmo, câncer.

Contaminação genética de biomas naturais
¢ Resultados de estudos e pesquisas apontam que, mesmo o agricultor respeitando as distâncias estabelecidas pelas normas técnicas de cultivo de milho, o percentual de contaminação é muito alto.
¢ Uma plantação de milho orgânico foi contaminada por uma fazenda vizinha que plantava milho transgênico, que respeitava as distâncias exigidas de cultivo. A contaminação genética é vista como um risco irreparável a conservação da diversidade biológica cultivada e silvestre.

Aceitação da população
¢ Pesquisas feitas na Europa e nos Estados Unidos indicam que a maioria da população consumiria produtos transgênicos mas gostaria que fossem rotulados.
¢ No Brasil, os órgãos públicos vêm desenvolvendo uma ampla campanha pela rotulagem dos alimentos transgênicos.
¢ A rotulagem de produtos transgênicos é um direito básico dos consumidores. Todos nós temos o pleno direito de saber o que consumimos.

Saúde e Intervenção do Homem sobre a Natureza
¢ A natureza vem sendo transformada pelo homem, por meio de práticas inconsequentes para a poluição do ar, do solo e da água.
¢ Outra intervenção do homem sobre a natureza é a criação dos alimentos transgênicos. É necessário refletir se tais alimentos trazem benefícios ou riscos à saúde. Havendo benefícios, esses seriam suficientes para ultrapassar a questão ética?
Pontos positivos
Pontos negativos
       Aumento da produção de alimentos

·      Aumento das reações alérgicas
·      Melhoria do conteúdo nutricional
·      Plantas que não sofreram uma mudança podem ser eliminadas
·      Maior resistência e durabilidade na estocagem e armazenamento dos alimentos.
·      Aumento da resistência aos pesticidas, gerando maior consumo deste tipo de produto

·      Plantas transgênicas podem eliminar insetos benéficos a plantação


2. Clonagem 

O que é clonagem?
      A clonagem é processo natural ou artificial no qual será formado outro ser idêntico.
·      Há várias formas de a clonagem artificial acontecer, sendo uma delas através de óvulos não fecundados.

 Vantagens da clonagem
    •         Preservação de animais em extinção.
    •          Desenvolvimento de animais imunes a algumas doenças.
    •          Clonagem de células humanas para tratamento de doenças.









Exemplos e envelhecimento precoce dos clones
Os clones passam por uma gestação normal, porém eles envelhecem mais cedo. Nas extremidades dos cromossomos existe uma região chamada telômero, que é uma seqüência de DNA que atua como um “relógio” para a célula.
O telômero se encurta um pouquinho, e quando a célula atinge um número x de divisões, o telômero está tão curto que a célula percebe que se continuar se dividindo ela vai começar a perder partes importantes do cromossomo
Os clones já são uma célula adulta quando são gerados, assim já sofreram muitas modificações e os telômero já está encurtado.

Questões éticas sobre clonagem

Clonagem "Reprodutiva" X Clonagem "Terapêutica"
A clonagem Reprodutiva é pretendida para produzir uma duplicata de um indivíduo existente.
      A clonagem "Terapêutica" é um procedimento cujos estágios iniciais são idênticos a clonagem para fins reprodutivos, mas difere no fato do embrião não ser introduzido em um útero. Ele é utizado em laboratório para a produção de células-tronco a fim de produzir tecidos ou órgão para transplante. Esta técnica tem como objetivo produzir uma cópia saudável do tecido ou do órgão de uma pessoa doente para transplante.

 

Questões éticas relacionadas à clonagem
Clonagem terapêutica: proibir sua utilização significa tirar a esperança de pessoas com doenças degenerativas?
                  Esta técnica esbarra numa delicada questão: após a coleta das células, o embrião seria descartado. Seria lícito matar uma vida para salvar outra? Mas, afinal, quando começa mesmo a vida?
Ovelha Dolly
A       ovelha Dolly foi o primeiro mamífero clonado a partir de uma célula adulta. Ela viveu a sua vida inteira na Escócia, e deu à luz a dois filhotes.
       Em 2002, foi detectado que Dolly sofria de artrite degenerativa, tendo sido interpretada como envelhecimento precoce. Dolly foi abatida em fevereiro de 2003, para evitar uma morte dolorosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário